Você é daqueles que gosta de chuva, mas quando chove sai correndo procurar abrigo? |
Tem vezes que queremos mudar as coisas, queremos mudar da água pro vinho ou do vinho pra água. Radicalmente, totalmente, completamente. Mas no fundo você sabe que não se muda tudo de uma hora pra outra. Talvez algumas coisas superficiais como cor do cabelo, etc... Mas coisas realmente importantes e significativas são um tanto quanto diferentes.
Um dos primeiros sintomas de mudança é na vontade de mudar, daí vem a mudança na mente, na forma de encarar, pensar. Você sente o desejo, você arquiteta na mente umas coisas e outras, você deseja ser ou ter coisas diferentes. Algo bom que tenho para contar é que quase tudo pode mudar e se transformar, inclusive você.
Depois da ideia/desejo/inspiração se parte para a ação. Agir de modo que permita as coisas mudarem. Você quer a mudança, quer atrair todas aquelas coisas novas para você, quer ser novo em algum aspecto. Você deve agir para isso. Seja acordando mais cedo, seja forçando cada dia um pouco mais os seus limites, seja dando bom dia com um sorriso e engolindo a tpm fora de época (mal humor mesmo sem tpm - Haaa!), seja trabalhando um pouco mais, seja não trabalhando tanto e dedicando tempo ao que gosta, seja dedicando tempo para descobrir o que você realmente gosta. Seja você se conhecendo de maneiras diversas! Seja o que for, permitindo você mudar, expandir.
Mas claro, no meio do caminho coisas podem surgir. A cada onda contra esse seu desejo de mudança você tem que ser forte. Uma vez ou outra você pode se deixar vencer por um pensamento vicioso antigo, um comportamento que parece enraizado nos seus atos cotidianos desde que isso não crie raízes e que seja temporário. Mas deu um passo para trás? Não tem problema, se empenhe em dar muitos mais passos à frente. Você já sabe o que deve fazer, já sabe como pensar e agir para "mudar". Se não sabe, entre novamente naquela fase de descoberta de si mesmo.
A mente humana é um labirinto maravilhoso. Não é tão bom, mas às vezes precisamos nos sentir o pior dos piores, pra num outro dia não ser assim. Sentir dor, pra lembrar de como é bom não sentir. Ficar doente, pra quando ficar bem agradecer. Na real não precisamos de um extremo para valorizar o outro, mas tem gente que só funciona assim. Também tem gente que só precisa entender isso pra não esperar a vida passar, a saúde passar, a "juventude"passar para então perceber e aproveitar.
O presente é um presente, o futuro é com você. Tanto acomodar-se ou mudar depende tão somente de si mesmo, como viver ou morrer em vida. Concluiu as mudanças que queria? Valorize o que conquistou. Tem um dia daqueles? Foda-se, todos temos um dia daqueles vez ou outra. Mas não jogue tudo ralo abaixo por isso. O importante é não desistir. Suas conquistas são só suas, sejam elas quais forem... um diploma, uma viagem, um bem material, um amor, uma mudança de vida, o trabalho dos seus sonhos (que nem chama de trabalho então).
As mudanças são pra quem tem coragem, valorizar o que tem é pra quem tem coragem, a vida é para quem tem coragem. E se você por conta própria não mudar, a vida o fará por você.
O segredo é: desfrute o caminho, leve tudo como aprendizado, e seja feliz!
Bjonssss!
Thais Siqueira