17.7.11

Manual do CARONA DE FESTA

Ontem, conversando com uma boa amiga, a Juh Mara de maravilhosa, chegamos no assunto de pessoas inconvenientes que adoram acabar com a graça da galera quando estão em algum evento social (churrasco com os amigos, festa, balada, barzinho, cervejada, etc.). Não existe nada mais chato que as pessoas se dispersarem só porque uma pessoa quer ir embora, sendo que essa veio de carona e quer ir embora de carona, levando consigo algum(uns) integrante(s) da confraternização.
Nada contra a carona, pelo contrário. É uma delícia ir para o lugar que for com os amigos, com o carro lotado de preferência. É econômico se for pensar em combustível e grana de estacionamento, caso tenha que pagar. Além disso, a carona significa menos veículos circulando e poluindo o meio ambiente. Agora mala carona de festa, quebra!
Vamos à algumas considerações, formando um mini manual do carona de festa.

1 - Pedindo carona:
Não dê um de João sem braço se fazendo de vítima até alguém te oferecer carona. Pergunte de uma vez se alguém pode te dar carona de ida e de volta, só ida ou só volta. Conversando é que as pessoas se entendem.

2 - Não abuse:
Tenha bom senso. Não faça alguém atravessar ou dar a volta na cidade só por que você está com preguiça de sair de ônibus, táxi ou o que for. Se não for caminho da pessoa, se não estiver chovendo, se você não estiver com o pé ou a perna quebrada... é melhor se virar!

3 - Não abuse II:
Pediu carona para você, mas agora quer colocar mais 4 pessoas dentro do carro? Tome um chá de simancol (se manque) e pergunte se quem vai te dar carona pode levar mais algumas pessoas junto e de preferência para o mesmo lugar que você ou a algum lugar que fique no caminho.

4 - Vamos embora?
Não está curtindo a balada, quer ir pra algum outro lugar ou pra casa? Não corte o barato da galera se você for o único que está querendo isso. Se você for para algum lugar (bem) próximo, ok. Mas ir pra algum ligar a  mais de 20 minutos dali é um abuso tirar alguém pra te levar. A pessoa vai perder um tempo com a galera e você vai ganhar a antipatia dela.

5 - Não faça cara de bunda:
Quer ir embora, não fala e então fica com cara de bunda. Tem coisa mais quebra-clima?

6 - Não empate os outros:
Pedir carona para alguém que está de olho em alguém ou que está curtindo muuuuito "o lugar", se é que me entende.

Todas as questões acima são resolvidas quando as pessoas usam de bom senso. Se você estiver passando mal ou não estiver bem emocionalmente, claro que seus "miguxos" vão te compreender e te levar onde precisa. Mas lembre-se, tudo que se torna abusivo cedo ou tarde acaba por espanar a paciência das pessoas.

E você, adicionaria algo na lista acima?


2 comentários:

  1. LEMBRANDO: Das dicas acima, praticamente todas podem se adaptar a outras situações de carona no dia a dia.

    ResponderExcluir
  2. amei hein...tudo sobre que falamos está impecávelmente bem descrito...parabéns amiga!!!

    ResponderExcluir