6.9.15

Sobre o ônibus Colitur Paraty-Trindade, sobre 15 mortes


Acredito que é natural aos bons de alma se compadecer das tragédias de seu próximo. É natural amar, natural estender a mão, natural oferecer um abraço a quem precisa...
Quando foi que o ser humano perdeu a naturalidade de ser um ser e se tornou um monstro sem sentimentos, sem compaixão, sem bondade e totalmente imparcial com a maldade ou tragédia alheia.
Quando foi que o dinheiro passou a valer mais do que vidas? Quando foi que retrocedemos a tal ponto de ter um coração tão duro como pedra sendo inatingível, ou tão espinhento que sente prazer ao machucar e desferir agressão, agressão e agressão?
Em luto a tragédia de hj - ao acidente em Trindade com o ônibus Colitur - e a tragédia humana que é ver num momento como esse pessoas que fazem piada da dor alheia - vulgo comentários do site onde acompanhei notícias sobre a tagrédia.
Naquele ônibus tinham hóspedes de alguma das 3 pousadas onde trabalhei até exatamente ontem. E a tristeza que sinto é imensa. Imensa. Imensa. Sei que ao menos uma mulher faleceu e era nossa hóspede, ou melhor, da pousada onde trabalhava. E no total já foram registradas 15 mortes e cerca de 50 feridos.
Postei a pouco foto de uma trilha em Trindade de uma das vezes que fui (e adoro ir) e utilizei exatamente o mesmo serviço de transporte que essas pessoas fatalmente utilizaram hoje. Poderia ser qualquer um de nós, e a qualquer momento. Hoje mesmo acordei com vontade de ir a praia e poderia ter escolhido Trindade, no ônibus que saiu as 12:20 da rodoviária. Eles escolheram.. muitos não voltaram e não voltarão.
Moradores daqui sabem a precariedade do serviço prestados pela Colitur, apesar do alto valor cobrado pela passagem: os ônibus são em sua maioria velhos, sempre quebram, não respeitam os horários e andam em alta velocidade em qualquer trecho que for e estando lotado ou não - sendo para Trindade, Mambucaba, Paraty Mirim, Penha/Tobogã, Angra dos Reis, etc...  Os motivos que levaram a esse acidente  em questão eu desconheço, mas o descaso que sofrem os que utilizam os serviços da empresa Colitur são totalmente conhecidos pela população. Querem ver as reclamações? Não são de hoje e você pode ver por exemplo nesta página no Facebook criada em junho de 2013: https://pt-br.facebook.com/BastaColiturparaty 
Enfim, o post não é para julgar a empresa, pois tudo ainda será apurado e julgado - ainda que pela nossa falha Justiça. Mas ficam minhas palavras de condolências às vítimas e seus familiares. 
Tragédias podem acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento, basta estar no lugar errado, na hora errada. Mas ninguém sai para um passeio, para aproveitar o tão sonhado feriado na praia esperando não voltar. Não julguem as vítimas, pois elas simplesmente tinham muita vontade de viver e era isso que queriam como muitos que viajam nas férias, nos finais de semana, nos feriados, ou quando podem: conhecer novos lugares, ver o mar, estar com a natureza, lavar a alma na água salgada e recarregar as energias para voltar a labuta. Viver eu aposto que era o desejo de 100% de quem estava naquele ônibus.
Doadores de sangue em Paraty, Angra dos Reis e Ubatuba (locais que estão sendo atendidas as vítimas em hospitais), por favor, se mobilizem pois estão precisando. Já estou sabendo que na terça-feira (08/09/15) virá uma unidade móvel do Hemonúcleo de Angra para cá - pois aqui não temos - e farão a coleta. Segue o contato do nosso hospital em Paraty - aliás deplorável hospital - para mais informações: 
Hospital São Pedro de Alcântara - (24) 3371-1377

Nenhum comentário:

Postar um comentário