28.2.12

Pulcinella – a arte de arranjar-se



Independente de causa, motivo, passado, presente e futuro, arranjar-se independente da situação é uma arte. Arranjar-se pela vida, estrada, trilha. Este é o lema da Pulcinella, personagem típico da cultura italiana. Ela se veste com roupas brancas, folgadas e usa máscara de nariz comprido e protuberante. Devido sua arte de arranjar-se, é um personagem que vem significar também uma grande façanha: adaptar-se as mais variadas situações. Por isso também pode-se ver o personagem em ilustrações, estatuetas e réplicas exercendo as mais variadas funções, como cozinheiro, músico, marceneiro, construtor, etc.
Se falando em vida real, um espírito de não contentamento acompanha os “pulcinellos” da vida. Acomodar-se não é pra eles. Viver sim, como der, como lhe comprazer. Vive com prazer! A liberdade que tem a pulcinella lhe custa caro, mas ela não choraminga. Afinal, é livre pra ser o que quiser e conseguir, como e onde convir. Os pulcinellos precisam correr atrás de seus sonhos, planos e metas, e o melhor, são totalmente livres para isso. A pulcinella se adapta onde estiver, não precisa se deter e não há o que a faça ficar se assim não desejar. Em seu destino não se vê cárcere. Ela não se prende por conveniência, mas possui um maravilhoso dom de adaptação. Não precisa ficar aqui porque aqui está bom. Onde for ela ficará bem, fará amigos, fará contatos, fará o que sentir, desejar.
A pulcinella obviamente encanta por tanta ligeireza, esperteza, eza, que beleza! Também desperta interesses, dos mais escabrosos aos mais sinceros. Cobiça, pelo seu jogo de cintura. Paixão pelos seus pensamentos e sorrisos avoados. Loucura por sua liberdade intocável. Não se atreva a querer domar uma alma pulcinella. Vá com ela, mas não queira prendê-la.
Se você conhece alguém com tanto brilho em suas asas, faça dela um exemplo. Hoje em dia, adaptar-se é uma forma de viver e não apenas sobreviver. É uma forma de ser livre, pois pode ir pra onde for, sempre supera os limites que esperam que você tenha.
Uma pulcinella não tem limites, a não ser sua própria vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário