3.1.11

Como estudar no computador


Olá galera!!! Já burlando o "Desafio dos 30 Posts", venho com uma série de dicas comentadas de como estudar no computador.
O fato é que eu detesto estudar no computador, ler textos longos na tela, etc. Então, cacei algumas dicas na internet e fui avaliando o que funciona ou não no meu caso. Agora é só cada um ir se adequando, no seu próprio estilo e depois comentem, ok? O que funciona ou não pra você! 


Lá vamos nós! 


Dica 1) Tenha uma mesa livre num local sem ruídos, bem iluminado e uma cadeira confortável; 
- Bem iluminado e a cadeira confortável, ok! Não é tão difícil.
- Sem ruídos: depende de onde e com quem você mora. Se for o suficiente peça silêncio para estudar, se não for, dê um xilique e faça com que façam silêncio. Estudos são mais importantes que seu irmão mais novo ficar ouvindo metal, sua irmã ouvindo axé, ou sua mãe ouvindo Roberto Carlos no último volume. Saiba argumentar ao conversar sobre isso.
- Mesa livre? Ah, meu bem. No meu caso é quase impossível, mas faça o melhor possível.




Dica 2) Tenha um plano de estudos, faça resumos, tenha foco!

-Enumere ou faça uma simples lista do conteúdo que deve estudar.
- Tenha papel e caneta sempre a mão e anote o que achar importante. Se preferir use no próprio computador um bloco de notas (ou um arquivo do word que salva automaticamente.. hahaha). Eu sou adepta de esquemas. Adoro esquematizar os temas com quadros e flechas dando continuidade aos assuntos estudados.
- Não use o msn e o e-mail ao mesmo tempo que estuda (eu não consigo).

- Delete os jogos, nem que seja temporariamente (eu consegui).


Dica 3) Se não consegue ficar sem, use as REDES SOCIAIS a seu favor!
- No Orkut, Facebook ou Twitter busque por comunidades, páginas ou pessoas que estão discutindo, falando ou comentando sobre o mesmo tema que você. Sempre tem alguém.
- No Orkut: procure nas comunidades;
- No Facebook, procure por Notas, Discussões, ou Páginas;
-No Twitter digite a palavra chave dentro do assunto/tema que estuda na barra "search" e troque Tweets com quem está tweetando sobre o assunto. Não tenha receio disso, nem vergonha. É uma ferramenta útil e deve ser usada.
- Mas não desgrude de seu material de apoio: arquivos de texto, e-books ou seus livros impressos, cópias e cadernos!


Dica 4) Estude para entender e não para decorar;
- Comigo "decoreba" não funciona. Tenho que entender para aprender. Se sentir dificuldade em entender é simples. 
- Eu uso o famoso LEAD do jornalismo, que são cinco perguntas: "O quê? Quem? Como? Onde?  Por quê?". Faça estas perguntas aos seus temas, busque as respostas, pesquise e estude. Este plano facilita quando a matéria não vem "mastigada".



Dica 5) Faça intervalos;
- Dos estudos sim, mas principalmente do computador. Ex.: Não vale fazer intervalo do estudo e ficar no Twitter ou Orkut.
- Saia um pouco do computador, descanse a vista e alivie seu corpo de ficar tanto tempo na mesma posição, sentado na cadeira.

Dica 6) Textos longos, não consigo ler no computador - IMPRIMA;
- Tenho um sério problema com isso por dois motivos:
1º. Não gosto de ler na tela do computador
2º. Tinta de impressora é caro! hahha...
Tento ao máximo ler o que posso no computador, mas encontrei uma boa solução: imprimo 2 páginas por folha e boa. Economizo e leio facilmente no impresso.
Obs.: se você conseguir, leia no computador, ok! Ajude o meio ambiente usando menos papel.

Dica 7) Sempre evite distrações.
- Ninguém é de ferro, mas tente!





Fico nas 7 dicas. Surgindo mais alguma coisa que funcione ou seja relevante, acrescentarei aqui!

Até a próxima!
Bjons!

Um comentário: